sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Como organizar a despensa

1
Como toda Dona de casa de primeira viagem, a gente não acerta tudo de primeira, por isso é sempre bom umas diquinhas para deixar a casa ainda mais organizada :D, e como a dispensa é um lugar muito importante da casa onde temos sempre que prestar bastante atenção quanto a validade, bichinhos nos alimentos entre outros, ai vão dicas para deixar ela sempre organizada (:

Na hora de cozinhar, nada mais prático do que ter todos os ingredientes ao alcance num piscar de olhos. Parar a receita no meio do preparo pela falta um ingrediente ou porque você notou que algum deles está com o prazo de validade vencido pode atrapalhar tudo. Por isso, o melhor é que os produtos estejam sempre em ordem na despensa. Se você não faz ideia de como organizar a despensa, saiba que não há mistérios. Confira algumas dicas e aprenda como fazer.
Quem administra a casa, geralmente sabe as receitas que se repetem a casa semana, qual a quantidade e as marcas dos produtos mais usados. A primeira dica para organizar a despensa começa com a lista de compras. Sabendo o que vai ser comprado, fica mais fácil armazenar o que será utilizado primeiro e o que fica guardado por mais tempo.
Deixe uma lista na cozinha, vá anotando o produto o dia que terminou, assim você não corre o risco de ficar sem compra-lo na próxima visita ao supermercado. De quebra, ainda acertas nas quantidades e economiza nas compras.
Assim que chegar do supermercado, limpe as compras com um pano úmido. Como ficam expostas nas prateleiras, as embalagens podem ter pó e outras sujeirinhas acumuladas. Aproveite também para passar um pano nas prateleiras da despensa para só então guardar os alimentos.
Coloque sempre os produtos novos atrás dos que sobraram do mês anterior. É uma forma de estar sempre usando os que estão guardados há mais tempo e não deixar que vençam antes do consumo. Aproveite para verificar a data de validade de todos os produtos e quais deles vão vencer em breve.

Uma despensa bem organizada deve ter os itens agrupados por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para arroz, feijão, farinhas, açúcar, sal e massas. Em outra prateleira, coloque molhos, extrato de tomate, maionese e latarias como ervilha e milho, use outra para doces, leite em pó, achocolatado, leite condensado.
Uma ótima dica de como organizar a despensa é juntar itens pequenos, como caixinhas de gelatina, em uma caixa maior ou em uma vasilha plástica.
Se os produtos como arroz, feijão, milho, farinhas, chás e outros produtos desidratados estão há muito tempo na despensa, verifique se não têm aqueles besourinhos que atacam os alimentos armazenados, os carunchos.
Use as prateleiras mais baixas para colocar guardanapos e toalhas de papel, pratos descartáveis e produtos mais pesados, como garrafas de refrigerante. É importante lembrar também que os produtos de limpeza devem sempre ficar longe da comida.
São apenas sugestões, mas você pode arrumar do seu jeito, de acordo com a sua rotina. A ideia é manter sempre a despensa bem organizada para ter fácil acesso ao que você precisa.

1 comentários:

Unknown disse...

e ai juuh, adorei o blog! Tá liiiindo.
Já to seguindo, e talvez vou publicar no meu blog pra minhas seguidoras te seguires.
Beiijos

Postar um comentário